Apresentação | Diferenciais | Disciplinas Online | Regras Gerais | Orientações | TCC |
Semana Jurídica | Juizado Especial | CEPA | Prática Jurídica | Programa Código de Honra

A Faculdade de Direito da FMU foi fundada em 1968 e em seus 40 anos de existência tem contribuído positivamente para o progresso e desenvolvimento da cultura jurídica nacional. Grande parte dos seus egressos tem se destacado no exercício de relevantes funções públicas ou privadas, seja no Brasil ou no Exterior, os quais conseguem atingir tal status com apoio no aprendizado e no treinamento técnico e prático que receberam durante o curso. Além de preparar adequadamente o aluno para estagiar em órgãos públicos e nas mais conceituadas bancas de Advocacia, bem como lhe transferir habilidade e capacitação para que ao final do curso possa iniciar com louvor o exercício de carreiras jurídicas, a Faculdade também educa o universitário para ser um cidadão livre, consciente de suas responsabilidades políticas e sociais e apto a viver em harmonia com seus semelhantes. O quadro de docentes é altamente qualificado, sendo constituído por juristas de renome, doutores, mestres, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, advogados e especialistas nas áreas em que lecionam. O acadêmico de Direito conta a seu favor com a tradição da Instituição, que tem um desempenho educacional sério, compromissado com a exigência de estudo e pesquisa por parte dos alunos, e que tem sido elogiado pelos avaliadores do MEC e expressamente reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo.


Estrutura Moderna

Sediada nos campi Liberdade, Itaim Bibi, Morumbi II e Santo Amaro, a Faculdade conta com novas e modernas instalações, todas muito bem localizadas e voltadas para o bem-estar dos discentes. Possui praças acadêmicas e espaços comuns que tornam a convivência universitária amistosa e agradável. As salas de aula propiciam conforto arquitetônico e climatizado, com plenas condições para um bom aprendizado, sendo ainda equipadas com avançados recursos audiovisuais. A Biblioteca Central, localizada no campus Liberdade, está equipada com moderno sistema de consulta, que facilita a pesquisa de obras por meio da rede mundial de computadores, sendo que em todos os campi o aluno poderá utilizar o acervo de livros das bibliotecas setoriais e virtuais, que se encontram interligadas numa rede ampla.


Núcleo de Prática Jurídica da FMU - Centro de Inteligência

O Núcleo de Prática Jurídica da FMU é um complexo jurídico de referência para o treinamento do aluno no campo profissional. No Centro de Inteligência do NPJ transmite-se ao universitário a metodologia de educação a distância mediada por computador. Em um Ambiente Gerenciador de Aprendizado, construído segundo as mais modernas técnicas computacionais e educacionais, que apresenta características de acesso a partir de qualquer aparelho ligado à internet, se produz maior interação entre os professores e seus alunos. É por meio desse moderno e pioneiro sistema que durante quatro períodos (semestres) do curso se aproxima o acadêmico do cotidiano forense, mediante a elaboração de petições, visitas a órgãos públicos e realização de outras atividades práticas próprias do estágio curricular supervisionado.


Juizado Especial Cível - FMU

Numa parceria firmada entre o Tribunal de Justiça e a FMU, desde 1999, funciona no campus Liberdade o primeiro Juizado Especial Cível a ser instalado em anexo a uma Faculdade de Direito no Estado de São Paulo. Executando o seu papel de responsabilidade Social, a FMU mantém a estrutura operacional necessária para a realização de audiências diárias e atendimento à comunidade. Ali o aluno, na condição de estagiário, conciliador ou discente da disciplina Prática Judiciária, participa de atividades reais, atende e orienta as pessoas carentes de justiça, colabora na solução de conflitos, aprende e recebe a orientação de advogados contratados para transmitir essa experiência profissional.


Atividade Extracurricular

Intensa atividade extracurricular, totalmente gratuita, é desenvolvida com o oferecimento de dezenas de palestras, simpósios e congressos com personalidades e autoridades do mundo jurídico-cultural, cientistas e juristas, ministros de Estado, ministros dos Tribunais Superiores, desembargadores, promotores e advogados do mais alto gabarito, formando um cenário pluri e multidisciplinar que proporciona debates de grande interesse para a comunidade acadêmica e para a sociedade. Trata-se de um importante complemento para a formação intelectual dos alunos, que ainda é reforçada pelo acréscimo de disciplinas extracurriculares optativas, também oferecidas gratuitamente, tratando de relevantes temas atuais.


Programas de Incentivo ao Processo Cultural

Programas de Atividade de Monitoria e de Projetos de Iniciação Científica são oferecidos com benefícios de bolsas para os alunos. Por outro lado, o currículo exige a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso e ampla gama de atividades práticas e complementares, internas e externas, que incorporam e fundamentam o ensino qualificado que se oferece ao universitário metropolitano.


Atendimento Personalizado

O aluno pode dialogar pessoalmente ou por e-mail com o coordenador do Curso. O acesso é fácil e rápido.


Revista FMU Direito

Reúne o pensamento doutrinário e comentários de juristas e cultores do Direito, com publicação de trabalhos nacionais e internacionais. Seu n.° 1 foi publicado em 1986 e em 2006 publicou-se o n.º 28. É distribuída gratuitamente para bibliotecas e universidades brasileiras e estrangeiras, tribunais, órgãos governamentais, empresas, docentes e alunos.


Convênios

Universite D´Angers – Faculte de Droit, D´Economie et des Sciences Sociales – Angers, França; Samford University – Cumberland Law School – Birmingham, Alabama; EUA University of Lodz – Lodz, Polônia.

As Instituições mantêm o tratamento de reciprocidade com a FMU na realização conjunta e anual de palestras, eventos e publicações. Participam docentes e alunos brasileiros, inclusive com o oferecimento de bolsa de estudos para cursos específicos realizados no Exterior.

O curso de Direito também mantém convênios culturais com a Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Escola Paulista da Magistratura, Consulado Geral dos EUA e outras instituições.

O perfil do profissional concilia a formação humanística e ética com habilidades para atuar como profissional do Direito, em seus vários ramos, destacando-se por sua plena capacidade de intermediar de modo eficaz a solução de conflitos, seja na esfera judicial ou em conciliações extrajudiciais.

O mercado de trabalho é amplo. Não faltam excelentes oportunidades aos bons profissionais do Direito, especialmente nas carreiras jurídicas, tais como advocacia, magistratura, Ministério Público, Procuradoria, Defensoria Pública, Polícia Judiciária, e em tabeliães, registradores e outras.


Currículo

O currículo é moderno e atende às necessidades exigidas pelo mercado de trabalho:

Antropologia; Atividades Complementares; Biodireito; Cidadania e Ética Profissional; Ciência Política com Teoria do Estado; Contratos Civis; Contratos Empresariais; Criminologia; Direito Administrativo; Direito Ambiental; Direito Constitucional; Direito da Infância e da Juventude; Direito das Sucessões; Direito de Família; Direito do Consumidor; Direito Econômico – Mercado de Capitais; Direito Eletrônico – Analógico e Digital; Direito Empresarial Recuperacional; Direito Falimentar; Direito Internacional Privado; Direito Internacional Público; Direito Penal – Parte Especial; Direito Penal Econômico; Direito Previdenciário; Direito Processual Civil; Direito Processual Constitucional; Direito Processual do Trabalho; Direito Processual Penal; Direito Societário; Direito do Trabalho; Direito Tributário – Financeiro e Fiscal; Direitos Intelectuais; Direitos Humanos; Direitos Reais – Propriedade; Direitos Reais – Posse e Coisas Alheias; Economia; Filosofia Geral e Ética Geral; Fundamentos de Direito Processual; História do Direito; Mediação e Direito Arbitral; Metodologia da Pesquisa Científica; Noções de Português Jurídico; Obrigações e Responsabilidade Civil; Prática Jurídica; Processo de Execução; Processo Tributário; Psicologia Jurídica; Recursos e Impugnações do Processo Civil; Sociologia Geral; Sociologia Jurídica; Teoria Geral das Obrigações; Teoria Geral do Crime; Teoria Geral do Direito Civil; Teoria Geral do Direito Empresarial; Teoria Geral dos Contratos Privados; Títulos de Crédito; Trabalho de Conclusão de Curso; Tutelas de Urgência e Procedimentos Especiais.






Formação: Bacharel em Direito 
Duração: 10 semestres
Campi: Campus Itaim Bibi
Rua Iguatemi, 306
Itaim Bibi - São Paulo - SP
Estação de trem mais próxima:
Cidade Jardim

Campus Liberdade
Avenida Liberdade, 749
Liberdade - São Paulo - SP
Estação do metrô mais próxima:
São Joaquim

Campus Morumbi
Avenida Morumbi, 501
Morumbi - São Paulo - SP
Estação de trem mais próxima:
Rebouças

Campus Santo Amaro
Avenida Santo Amaro, 1239
Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
Estação de trem mais próxima:
Vila Olímpia

Período:

Campus Itaim Bibi
Campus Liberdade
Campus Morumbi

Campus Santo Amaro
Manhã / Tarde / Noite
Manhã / Tarde / Noite
Manhã / Noite
Manhã / Tarde / Noite
Coordenação:
Prof. Antonio Rulli Neto
Prof. Paulo Hamilton Siqueira Junior
FIAMFAAM   |   FISP   |   UNICEUB

Fale Conosco  
  Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações: