Dúvidas Freqüentes

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Qual o horário de funcionamento e a localização das Bibliotecas?

No período letivo, as Bibliotecas do Sistema funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, ininterruptamente, e a Biblioteca Central fica aberta aos sábados, das 8h. às 13h. Endereços e telefones podem ser obtidos no link “Institucional, Bibliotecas”.

 

CADASTRO DE USUÁRIOS

Como posso me inscrever na Biblioteca?

Basta apresentar o seu RA ou outro comprovante de vínculo com a Instituição e cadastrar sua senha nos balcões de atendimento das Bibliotecas. Ex-alunos, além do diploma ou certificado de conclusão, devem apresentar também um comprovante de endereço.

 

EMPRÉSTIMOS

Qual é o número de obras que posso tomar emprestadas e por qual prazo?

Alunos podem retirar 3 obras por 7 dias corridos e professores, 5 obras por 15 dias corridos.

 

Sou cadastrado na biblioteca da Faculdade de Música, posso pegar livros em outra biblioteca do Sistema?

Sim, todos os alunos de graduação, pós-graduação e de cursos seqüenciais, regularmente inscritos como usuários da sua biblioteca de origem, podem utilizar livremente qualquer dos recursos das demais Bibliotecas.

 

Posso emprestar livros somente com o número do meu RA?

Não, todos os usuários devem apresentar o RA com o código de barras atribuído no ato da inscrição na Biblioteca. Na sua falta, deverá aguardar o atendimento dos demais usuários para efetuar primeiramente o processo de identificação.

 

Outro usuário pode fazer empréstimos em meu nome na Biblioteca?

Não. De acordo com o Art. 3º., parágrafo 3º. do Regulamento de Empréstimos, o documento de identificação é pessoal e intransferível e, portanto, somente o titular da conta pode retirar materiais da Biblioteca.

 

Por que a maior parte dos livros com a identificação “e. 1” na etiqueta de lombada não podem ser emprestados?

Não podem ser retirados porque fazem parte dos títulos adotados nas bibliografias básicas e complementares dos diversos cursos e ficam reservados para consulta local nas bibliotecas.

 

RENOVAÇÕES

Por que às vezes clico em renovar e o sistema não faz nada, parece que não funciona?

Se você estiver utilizando algum navegador que bloqueie as janelas pop-up, deverá desabilitar essa função temporariamente para que o sistema da Biblioteca funcione regularmente. Para instruções mais detalhadas, favor verificar o link “Renovações, Problemas de acesso”.

 

Quantas vezes posso renovar meus empréstimos?

São permitidas 5 renovações consecutivas caso não haja reservas interpostas por outros usuários. No período de férias, quando o prazo de empréstimos é estendido, leva-se em conta também o prazo máximo de 45 dias entre o prazo de retirada e a data da efetiva devolução. Consultar sempre sua conta pessoal para acompanhar os prazos de devolução estabelecidos.

 

Por que preciso trazer os livros para fazer a renovação nos computadores da Biblioteca no dia do vencimento do empréstimo?

Porque se houver reserva interposta por outro usuário ou tiver ultrapassado sua cota de renovações terá que devolvê-los no dia estabelecido. A alternativa para não trazê-los é efetuar a renovação com antecedência, ocasião em que serão prorrogados por mais 7 dias a contar da data de renovação, caso não haja qualquer dos impedimentos citados.

 

As renovações podem ser feitas via Internet em qualquer horário?

Verifique a data e o horário da devolução estabelecida. Renovações são permitidas em qualquer horário, com exceção dos empréstimos vencidos até 22h. e no período de backup (23h às 24h).

 

Posso renovar empréstimos por telefone?

Não, apenas o usuário de posse de senha de seu único conhecimento pode renovar seus empréstimos via Internet ou nos computadores das Bibliotecas.

 

MULTAS

Por que os sábados, domingos, feriados e férias são contados nas multas por atraso na devolução de livros?

Esses dias estão previstos no Regulamento de Empréstimos e a medida visa evitar que os livros sejam retidos por um usuário em prejuízo dos colegas.

 

O meu empréstimo venceu ontem, mas esqueci o material em casa. Posso pagar a multa e depois trazer o livro?

Não, a multa só é contabilizada e só pode ser paga mediante a devolução dos empréstimos efetuados.

 

DEVOLUÇÕES

Posso devolver os livros emprestados em qualquer biblioteca do Sistema?

Sim, a devolução pode ser feita em qualquer biblioteca do Sistema FMU/FIAMFIAAM. Os endereços podem ser obtidos no link “Institucional, Bibliotecas”.

 

Não moro em São Paulo, posso devolver as obras pelo correio?

Sim, aceitamos devoluções por SEDEX e consideramos a data de postagem como a data de entrega.

 

OBTENÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS

Preciso de um documento que não faz parte do acervo da Biblioteca. É possível obtê-lo de alguma forma?

As bibliotecas mantém convênios com algumas Instituições para empréstimo-entre-bibliotecas e pode solicitar cópias de artigos, eventos e teses pelo serviço de comutação bibliográfica. Favor consultar o bibliotecário de referência de sua Unidade.

 

O que é serviço de comutação bibliográfica?

É um serviço de obtenção de cópias de artigos de periódicos técnico-científicos, teses, dissertações, anais de congressos, relatórios e publicações oficiais em qualquer parte do Brasil ou do mundo, a partir da rede nacional de bibliotecas universitárias. Consulte o bibliotecário de referência de sua Unidade.

 

BASES DE DADOS

Por que algumas bases de dados não podem ser acessadas fora dos campi da FMU/FIAM-FAAM?

As bases de dados adquiridas por assinatura on-line têm seu acesso regulamento por licença que restringe o uso a um rank de IPs (Internet Protocol). Assim somente os computadores com o número de IP reconhecido como pertencentes à Instituição têm acesso liberado ao conteúdo das bases.

 

ACESSO À INTERNET

Posso usar meu notebook nas bibliotecas?

Sim, pode utilizá-lo normalmente. Em algumas bibliotecas há recursos para utilização da rede. Consulte o bibliotecário de referência de sua Unidade.

 

Posso usar os computadores de acesso ao catálogo (OPACs) para acessar a Internet?

Não, esses computadores destinam-se exclusivamente à consulta ao catálogo e às bases de dados científicas.