NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

2 TEXTO

É dividido em três partes fundamentais:

INTRODUÇÃO - Parte que expõe de forma ampla os pontos necessários à compreensão do tema, os objetivos, hipóteses, justificativas e métodos utilizados no trabalho.

DESENVOLVIMENTO - Exposição pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções.

CONCLUSÃO - Parte que fecha o texto e na qual o autor expõe a síntese dos resultados obtidos, a validação das hipóteses iniciais e as considerações finais relativas ao trabalho proposto.

2.3.4 Notas de rodapé

 

2.1 APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO TRABALHO

A apresentação de trabalhos técnicos científicos deve ser feita em papel branco no formato A4 - 21 cm x 29,7 cm - com a impressão na cor preta.

É recomendado o uso de fonte tamanho 12 para o texto e 10 para citações longas e notas de rodapé.

O espaço usado entre as linhas é 1,5 (um e meio). Em citações longas, notas, referências e resumos o texto deve ser digitado com espaço simples entre as linhas. Os títulos das seções e subseções devem ser separados dos textos que sucedem ou precedem por dois espaços de 1,5 (um e meio).

No que diz respeito às margens, as dimensões usadas são:

- Superior: 3 cm

- Inferior: 2 cm

- Esquerda: 3 cm

- Direita: 2 cm

|TOPO|


2.2 PAGINAÇÃO

A paginação é indicada em números arábicos a partir da primeira página do texto, contando-se as anteriores, desde a folha de rosto. O número é empregado na margem superior direita da folha, a 2 cm da borda superior e o último dígito a 2 cm da borda direita. No caso de trabalhos com mais de um volume deve-se manter a seqüência da numeração das folhas.

|TOPO|


2.3 DIVISÃO DO TRABALHO

As seções e subdivisões do trabalho devem ser breves e refletir o conteúdo do texto. A numeração progressiva deve expor de forma lógica a inter-relação entre a matéria permitindo sua localização. A apresentação das seções deve ser feita usando algarismos arábicos e deve limitar-se até a seção quinária. Os recursos de destaque como negrito, itálico, grifo etc devem ser usados gradativamente para os títulos das seções. Quanto a disposição das seções, seu indicativo é alinhado à esquerda, precedendo o título separado por um espaço. O texto deve iniciar-se em outra linha.


|TOPO|


2.3.1 Numeração progressiva

Exemplos.:

a) Primária:
1
2
3

b) Secundária:
1.1
2.1
3.1

c) Terciária:
1.1.1
2.1.1
3.1.1

d) Quaternária:
1.1.1.1
2.1.1.1
3.1.1.1

e) Quinária
1.1.1.1.1
2.1.1.1.1
3.1.1.1.1

f) Alínea:
a)
b)
c)

Obs.: No caso do uso de várias alíneas, com exceção da última, as demais terminam em ponto-e-vírgula.

f) Subalínea:
Usa-se: - (hífen)


|TOPO|


2.3.2 Citações

Regidas pela NBR 10520, de agosto de 2002, emanada pela ABNT.

São extratos das idéias de outros autores apresentados no decorrer do texto, que dão consistência ao que está sendo apresentado e direcionam os leitores aos originais para que possam se aprofundar, havendo interesse. As citações podem ser literais ou paráfrases.

Citações curtas de até 3 linhas podem ser inseridas no texto e devem aparecer entre aspas duplas: as aspas simples só são usadas para citações feitas no interior de citação.

Ultrapassado este limite, a citação deve ocupar um parágrafo independente, usando-se espaço simples entre as linhas e com um recuo de 4 cm a partir da margem esquerda. Neste tipo de citação, a letra deve ser menor que a do texto e não devem ser usadas aspas.

É imprescindível a apresentação dos dados necessários à identificação da fonte, podendo tanto aparecer em notas de rodapé, no decorrer do texto como nas referências, listadas no final do texto.

|TOPO|


SISTEMA DE CHAMADA

Os sistemas usados para indicar citações no texto são:

- NUMÉRICO: a numeração deve ser única e consecutiva para todo capítulo ou parte. A indicação é feita entre parênteses, colchetes ou alinhada ao texto.

Ex.: Diz Shakespeare: "O mundo está fora dos eixos! Maldita sorte, Ter eu nascido para consertá-lo!" (5)

Diz Shakespeare: "O mundo está fora dos eixos! Maldita sorte, Ter eu nascido para consertá-lo!" [5]

Diz Shakespeare: "O mundo está fora dos eixos! Maldita sorte, Ter eu nascido para consertá-lo!" 5

- AUTOR-DATA: Indicação feita pelo sobrenome do autor, instituição ou título de entrada, seguida de vírgula e do ano de publicação entre parênteses.

Ex.: "Os homens podem viver em sociedade porque têm idêntico interesse, isto é, porque compartilham a mesma natureza e porque a mesma coisa lhes convém." (SAVATER, 2000, p. 6).

|TOPO|


REGRAS GERAIS

- Quando utilizado o sistema autor-data de registro de citações, deve-se observar o seguintes pontos em relação ao sobrenome do autor, instituição ou título:

Quando aparecem fora dos parênteses, o nome deve ser grafado em letras maiúsculas/minúsculas: França (2000, p. 88)

Quando aparecem dentro dos parênteses, são grafados em letras maiúsculas: (FRANÇA, 2000, p. 88)

- No texto especificar página(s), volume(s), seção(ões) da fonte: Reale (1998, v. 3, p. 23-27) indaga [...]

- Supressões, destaques, comentários devem ser feitos da seguinte forma:

a) supressões: [...]

b) acréscimos, comentários: [ ]

c) destaques: grifo, negrito ou itálico

- Quando os dados forem obtidos por informação oral (palestras, debates etc) a informação deve aparecer entre parênteses usando-se a expressão "informação verbal".

- No caso de ênfase em trechos da citação deve-se indicar tal alteração com a expressão "grifo nosso" entre parênteses.

Ex.: [...] a filosofia helenística esvazia quase que totalmente o sentido da segunda navegação (REALE, 1998, v. 3, p. 11, grifo nosso)

NO caso de ênfase pelo autor usa-se a expressão "grifo do autor".


|TOPO|


EXEMPLOS DE CITAÇÕES:

a) Citação curta


Bastos (2001, p. 3), destaca que "É necessário o embasamento teórico/conceitual para buscar o significado dos fenômenos e relações observados [...]"

b) Citação longa

Para Weber (1982, p. 144 )

Devemos ser claros quanto ao fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas máximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes: a conduta pode ser orientada para uma 'ética das últimas finalidades', ou para uma 'ética da responsabilidade'. Isso não é dizer que uma ética das últimas finalidades seja idêntica à irresponsabilidade, ou que a ética de responsabilidade seja idêntica ao oportunismo sem princípios.



c) Paráfrase

O dilema típico no campo jornalístico, como mostra Bucci (2000, p. 1), é aquele em que um valor justo e bom opõe-se a outro valor, que inicialmente também parecia justo e bom.

d) Citação de citação

Aristóteles citado por Giles (1995, p. 96) destaca que: "Os homens continuam a viver em sociedade não simplesmente para viver, mas também para viver bem."

e) Citação de informações obtidas na Internet

Citações retiradas de meios eletrônicos são apresentadas no texto acompanhadas da nota de rodapé indicando a fonte para que outros possam explorá-la na íntegra. Nesses casos, os dados completos do documento são apresentados nas referências bibliográficas, ao final do trabalho.

Em outras palavras, no mundo da comunicação eletrônica, o 'ativo financeiro' é a informação, e esta migra com velocidade surpreendente, assalta os informatizados e pode restar sem paternidade, a partir da genialidade dos que a manipulam ou do refúgio em países onde a legislação seja flexível ou pouco severa.1

___________
1 http:/www.ibict.br/cionline/300101/30010103.htm


|TOPO|


2.3.3 Expressões latinas

Devem ser evitadas, mas uma vez utilizadas, as expressões, Id. , Ibid. , op. cit. e Cf só se aplicam às citações apresentadas na mesma página:

- Apud - Citado por: usada em citação de citação. É a única que pode aparecer no interior do texto, as demais só aparecem nas notas de rodapé.

- Cf. - Confira: usada para fazer referência a outros trabalhos ou a notas do mesmo autor.

- et seq. - Que se segue: usada para não mencionar todas as páginas da obra referenciada.

- passim - Aqui e ali: usada para fazer referência a diversas páginas onde foram feitos extratos das idéias do autor e determinado intervalo.

- Ibid. - Na mesma obra: usada quando há necessidade de citar a mesma obra referenciada anteriormente.

- Id. - Mesma autoria: usada na citação de um autor já referenciado.

- loc. cit. - no lugar citado: usada para páginas anteriormente citadas.

|TOPO|


2.3.4 Notas de rodapé

Aparecem na parte inferior da página e são separadas do texto por um traço de 3 cm, recebendo a remissiva no interior do texto que tanto pode ser numeral ou personalizada. O espaçamento entre as linhas nas notas é simples.

|TOPO|